Dever de sonhar...

Dever de sonhar...
"Eu tenho uma espécie de dever. Dever de sonhar, de sonhar sempre, pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo, eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso. E assim, me construo a ouro e sedas, em salas supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho entre luzes brandas e músicas invisíveis." ......(Fernando Pessoa)

Minha preferida...

Minha preferida...
Escritora e Jornalista .....Martha Medeiros

terça-feira, 26 de abril de 2011

"A minha casa caiu !!!!"

Ao longo da vida, inevitavelmente a gente passa
por momentos não muito agradáveis.
Perdas, decepções, tristezas...
mas a gente parece que vai passando por cima dos baques,
como se fosse um rolo compressor...
Como se quisesse mostrar que a gente é capaz de aguenatr tudo
e sair ileso, ...pronto pra outra...
Como se a gente fosse "super"!!!
Mas será que é a gente que veste essa espécie de armadura,
ou é o mundo de hoje que nos "obriga" a isso ???

Parece que a gente não tem lá muito direito de
estar cansada, de estar triste, de estar mau humorada,
de estar confusa, de estar de saco cheio...

A impressão que dá é que a gente não pode "parar",
porque tudo e todos em nossa volta diz :
"Você é forte. Você consegue. Você TEM que conseguir!!!"

Sim. Eu concordo com tudo isso.
Mas também cheguei a conclusão sobre algumas coisas :

Nao adianta a gente querer "abraçar o Mundo" .
Não dá.
E se a gente não conseguir fazer tudo com perfeição,
não tem problema MESMO.

Porque se a gente insiste em se manter o tempo todo
"de ferro", UM DIA A CASA DESMORONA !!!

E muitas vezes, ...a troco de banana...
Como se fosse um copo que vai enchendo, enchendo, enchendo,
você "fingindo" que não está vendo...
Passa por cima de emoções que você não gostaria de vivenciar
como se aquilo não fosse com você...
E de repente, é uma última gotinha que faz o copo derramar...
Pronto!
Seu emocional deu um sinal vermelho, alertando que
você precisa parar e VER o que esta acontecendo MESMO !!!!

A vida é feita de emoções, não é ?!
Tudo gera uma emoção dentro da gente.
Alguém conhece uma pessoa que só tenha tido felicidade
e alegrias na vida ???? ...EU NÃO !!!
Conheço pessoas felizes, de bem com a vida, cheias de esperança...
Mas que também já passram por maus momentos !!!
É... dizem que é bom ressaltar o que é BOM e
as coisas ruins "deixar de lado".
O que eu realmente concordo MESMO !!!
Mas, ...não tem como "deixar de lado" o SENTIR !!!
Sentir, a gente sente !!! Não tem jeito !!!!
Tanto é, que emoções negativas somatizadas, "dizem" (e eu acredito)
que se transformam em doenças.

Acho que a primeira vez que o chão se abriu na minha vida
foi a perda do meu pai.
A qual eu me recusei a vivenciar.
É claro que depois daí vieram outras tantas.... (nada que se compare)
mas, ...são coisas da vida...
Acho que eu pensei mais ou menos assim :
se eu "fui capaz" de enfrentar a morte do meu pai,
sou capaz de enfrentar TUDO !!! rs
Eu tinha 22 anos. Tive que aprender a "ser gente grande"
do dia pra noite !!!

NOSSA, QUE ENGANO !!!
Primeiro, que eu não enfrentei a morte dele coisa nenhuma.
Eu simplesmente meio que "omiti" isso dentro de mim...
E segundo, que eu não sou essa "fortaleza" que eu me fiz achar !!!

Eu sou frágil.
Eu sou lúdica.
Eu sou de carne e osso.

Talvez as coisas ficaram pesadas demais.
Porque sou intensa demais.

Vítima ? ...pode ser que algumas pessoas achem que estou querendo
passar por "vítima de mim mesma" sim !!!! ..
Aaah !!!! Também aprendí que é um GRANDE ERRO
achar que todo mundo pensa, age e sente como você !!!rs
Esperar isso dos outros é decepção na certa !!!
Eu também já decepcionei, já magoei, já errei muito
...sem intenção. Mas certamente já o fiz.
O desgosto é perceber que tem gente que o faz intencionalmente !!!

Bom, mas o fato é que muito ao contrário de "vítima",
eu acho é que nos últimos 20 anos
eu fui é muito "cruel comigo mesma" isso sim !!!
Eu exigí de mim, MUITO ALÉM do que eu poderia !!!
Talvez, "exigiram" de mim também,
mas tonta eu de "comprar" essa idéia
de "Mulher de Aço" !!!!

O que eu passei nestas últimas semanas (a minha implosão)
eu não conseguiria descrever aqui em palavras.
Eu NUNCA poderia imaginar passar por tal situação.
Quem esteve (e está) comigo, viu !!!
Pânico. Medo.

"Dizem" que isto é normal.
Que vai, vai vai, ....e chega uma hora que a gente não aguenta.
Tá ! ...mas sinceramente foi HORRÍVEL !!!

Mas....
vamos em frente, né ?!
Tem duas "pessoinhas" aqui que são
o que me fazem querer caminhar mais e mais...
Trabalhar, viver, brilhar !!!
Sem eles (Lucas e Najla) a minha vida seria...
...Nossa !!! Nem sei o que dizer !!! ...
Eles são o motivo da minha Alegria
(que não acabou), só deu uma "arreadinha" !!! rs

Vai aqui apenas um trecho de um texto da
Martha Medeiros chamado "Culpa Zero"
mas pra quem quiser, vale a pena ler inteiro!


"...Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero. Pois inclua na sua lista a Culpa Zero. Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros. Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho. Você não é Nossa Senhora. Você é, humildemente, uma mulher. E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante. Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável. É ter tempo.
"