Dever de sonhar...

Dever de sonhar...
"Eu tenho uma espécie de dever. Dever de sonhar, de sonhar sempre, pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo, eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso. E assim, me construo a ouro e sedas, em salas supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho entre luzes brandas e músicas invisíveis." ......(Fernando Pessoa)

Minha preferida...

Minha preferida...
Escritora e Jornalista .....Martha Medeiros

segunda-feira, 21 de julho de 2008

ENCONTREI A "MINHA RELIGIÃO" !!! rssss

Hoje, conversando com um amigo, depois de ler o meu blog,
ele me perguntou se eu "virei" Panteísta !!!!! rsssss
Na minha "santa ignorancia" fui procurar saber ao certo o que era....
Não é que eu acho que sou "isso" mesmo ?!?!?! hahahahaha
..alguém conhece alguma "igreja"
adepta ao PANTEÍSMO por aí ?????
(ou seria mais uma SEITA ?????? rsssss)
Pois é.....
ESSA É A MINHA "RELIGIÃO" (ou CONCEPÇAO) !!!!!
Beijosssssssssssssssssssssssssss


PANTEÍSMO :
Panteísmo é uma doutrina que identifica o universo (em grego: pan,tudo) com Deus (em grego: theos).
A reflexão deve partir de um conhecimento da realidade divina e depois especular sobre a relação entre o
divino e o não-divino. A este ponto de vista chama-se panteísmo acósmico. Inversamente, quando a reflexão começa de uma percepção de toda realidade finita, das entidades passíveis de mudança e é dado o nome Deus a sua totalidade, denomina-se panteísmo cósmico.
Etimologicamente falando, o termo panteísmo deriva das palavras
gregas pan ("tudo") e teísmo ("crença em deus"), sustentando a idéia da crença em um Deus que está em tudo, ou à de muitos deuses representados pelos múltiplos elementos divinizados da natureza e do universo.
Em diversas culturas panteístas, freqüentemente a idéia de um Deus que vive em tudo, complementa e coexiste pacificamente com o conceito de múltiplos deuses associados com os diversos elementos da natureza, sendo ambos, aspectos do panteísmo.
A principal convicção é que Deus, ou força divina, está presente no
mundo e permeia tudo o que nele existe. O divino também pode ser experimentado como algo impessoal, como a alma do mundo, ou um sistema do mundo. O panteísmo costuma ser associado ao misticismo, no qual o objetivo do mortal é alcançar a união com o divino.
O panteísta é aquele que acredita e/ou tem a percepção da natureza e do Universo como divindade. Ao contrário dos deístas, ele não advoga a existência nem de um Deus criador do Universo, tampouco das divindades teístas intervencionistas, mas simplesmente especula que tudo o que existe é manifestação divina, autoconsciente.

Dentre as doutrinas ocidentais, o Panteísmo é uma das que mais se aproximam às filosofias orientais como o Budismo, o Jainismo, o Taoísmo e o Confucionismo. É também a linha filosófica que mais se aproxima da filosofia hermética do antigo Egito, onde o principal objetivo é fazer parte da conspiração Universal (ou conspiração Cósmica).
Contudo o panteísta não vê a
Ciência de maneira diversa de um ateu, não atribuindo a nenhum tipo de divindade fatos como a origem do Universo, da Vida e da espécie Humana. Deus, no Panteísmo, é todo o Universo. O seu templo é qualquer lugar e sua lei é a das Ciências Naturais, a lei natural.

Pensadores Panteístas :
Algumas das mentes mais brilhantes da
humanidade eram panteístas, ao lado de grandes pensadores ateus e agnósticos, apesar de os principais filósofos e cientistas de renome histórico serem teístas, como Isaac Newton, Leonardo da Vinci, Galileu Galilei, Louis Pasteur, Nicolau Copérnico, Tomás de Aquino, Johann Kepler, Francis Bacon, Blaise Pascal, Robert Boyle, John Ray, Robert Hooke, William Harvey, Michael Faraday, Samuel Morse, Charles Bell, James Joule, John Dalton, Louis Agassiz, John Dawson, Gregor Mendel, Lord Kelvin, William Ramsay, Baruch de Espinosa, John Fleming dentre muitos outros.
Provavelmente o panteísta mais famoso e notável tenha sido o
físico alemão Albert Einstein. Seu amaravilhar-se diante da Ciência freqüentemente o estimulava a exaltar uma provável natureza divina inerente a tudo. Muitas das citações de Einstein são equivocadamente utilizadas por criacionistas na ávida tentativa destes de corroborar as suas crenças em um Deus projetista, criador e interventor. Outro físico merece destaque aqui: Amit Goswami, cujos livros best-sellers propõem a união entre a física quântica e a espiritualidade, também chamada de Misticismo Quântico. Sua obra de maior sucesso até o momento sugestivamente entitula-se O Universo Autoconsciente.

Alguns links sobre Pantísmo :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pante%C3%ADsmo
http://www.guia.heu.nom.br/panteismo.htm
http://br.geocities.com/a_gbala/pan.html