Dever de sonhar...

Dever de sonhar...
"Eu tenho uma espécie de dever. Dever de sonhar, de sonhar sempre, pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo, eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso. E assim, me construo a ouro e sedas, em salas supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho entre luzes brandas e músicas invisíveis." ......(Fernando Pessoa)

Minha preferida...

Minha preferida...
Escritora e Jornalista .....Martha Medeiros

domingo, 27 de julho de 2008

PAIS E FILHOS ... difícil tarefa !!!

Lembro-me, quando ainda adolescente, dos meus pais dizendo coisas que pareciam "palavras inimigas", "ditadas" por "superiores" !!!
Não entendia porque eles faziam "aquilo" comigo ????
"Quanto sofrimento" !!!!!!!! (...na época, era como eu me sentia.... SOFRENDO...)

Quantos "porques", quanta "inconformidade" !!!!
...mas sempre acabava "obedecendo" !!!!
Não era do tipo que me rebelava,
mas sempre me sentia como "vítima" dos meus pais...

Hoje, com dois filhos, vejo que DIFÍCIL tarefa é a de EDUCAR !!!

Bom, não posso me colocar na lista das "melhores educadoras"...!!!
Como tive uma educação mais rígida,
(além da grande diferença de idade entre meus pais e eu - minha mae me teve aos 40 !!!)
essa missao, se tornou um tanto quanto complicada pra mim !!!!

Fui educada com horários muito rígidos,
amizades sempre muito bem selecionadas,
lugares então..... !!! .... Nossa !!! Escolhidos a dedo !!!
Dormir na casa de amigas, ..nem pensar !!!!
Chegar de madrugada em casa (mesmo aos 20 anos de idade)
...raríssimo !!!! ... No máximo, até as 2:00 hs !!!!
Sempre muito regrada, "vigiada" ...

Hoje, aos 39, com um filho de (quase) 18, e uma filha de 14,
tentei ser "diferente".... não "privá-los" tanto da vida....
Não "impor" tantos limites, e ser, ao invés de mae.... amiga !!!
..Aquela "mãe" SUPER LEGAL, que "ENTENDE", e "ACEITA" TUDO
MASSSSSSSSS.....

***NEM SEMPRE***
...Ví que "isto", até a página 17, é "maravilhoso",
mas .... NÃO FUNCIONA !!!!

Porque ?????
...tentarei (humildemente) explicar :

Talvez, quem sabe, sejam novos demais para ter discernimento
dos seus PRÓPRIOS LIMITES...
Não SABEM ao certo como aproveitar uma coisa maravilhosa chamada LIBERDADE...
Então, a coisa "DESANDA", e acaba virando uma DESORDEM FAMILIAR,
onde os VALORES acabam se invertendo...
Os filhos se sentem no direito de "ditar as suas regras",
ou melhor.... SEM REGRAS...

Quando os pais são tidos como "amigos",
o RESPEITO e a "AUTORIDADE" (de PAI/MÃE) desaparecem....
Sentem-se "DONOS" do pedaço....
Não nos OUVEM,
não se importam com os NOSSOS limites,
e "julgam" que TUDO "não tem nada demais" !!!
Se acham "capazes", "auto-suficientes", "desempedidos"...
Tanta "autonomia" poderia ser CANALIZADA para os estudos (NO MÍNIMO),
...Que hoje é apenas o que lhes cabe como RESPONSABILIDADE (por enquanto)...

O GRANDE PROBLEMA É :
Depois de ter a postura de "mae-amiga" por um certo tempo
(até a página 17 ....rsssss),
quando nos defrontamos com o tema "LIMITES",
NÃO CONSEGUIMOS MAIS "DELIMITÁ-LOS"
(...tanto os nossos, quanto os deles...)
então, temos a EVIDENCIA do nosso "erro",
em "tentar acertar", na DIFÍCIL TAREFA DE EDUCAR !!!

"Limites" são NECESSÁRIOS...
"Regras" (mesmo com liberdade) devem existir desde o começo,
para que "não caia" no "DESRESPEITO",
ou na FALTA DE "AUTORIDADE" (liderança),
onde as nossas palavras parecem entrar por um ouvido,
e sair pelo outro...

Enfim,
enquanto houver a nossa responsabilidade "em manter" os nossos filhos
(morando, comendo, bebendo, se vestindo, etc..as nossas custas),
também NOS CABE A RESPONSABILIDADE DE EDUCÁ-LOS
para que ...um dia... eles POSSAM SER CAPAZES de
ENCARAR A VIDA DE FRENTE, (sozinhos)
e se tornarem (daí sim)
ELES MESMOS RESPONSÁVEIS PELAS SUAS PRÓPRIAS ATITUDES,
ENFRENTANDO TAMBÉM, NÃO SÓ AS "VANTAGENS" DE SEREM
"DONOS DE SEUS NARIZES" (livres e independentes),
MAS TAMBÉM ASSUMINDO AS CONSEQUÊNCIAS DAS SUAS ATITUDES
(ou FALTA DE....)

Pais e filhos...
não são (nem podem) ser "amigos"....
Mas sim...
PAI ...(ou mãe, ou pai e mãe, ao mesmo tempo, que é o meu caso...rsss)
***AQUELE QUE AMA, ACIMA DE TUDO, INCODICIONALMENTE,
(AMOR VERDADEIRO).... E QUE QUER (mesmo que as vezes haja duvida, na cabeça deles)
O BEM DOS NOSSOS FILHOS....
PROCURANDO GUIÁ-LOS DA MELHOR FORMA POSSÍVEL....
QUERENDO QUE A FELICIDADE ESTEJA PRESENTE EM SEUS OLHOS,
PORÉM
SEMPRE COM REPONSABILIDADE E BOM SENSO !!!
ACEITAR TUDO NÃO É AMAR !!!!

ACEITAR TUDO É MAIS FÁCIL DO QUE DIZER "NÃO" !!!
MAS....
REGRAS E LIMITES SE FAZ NECESSÁRIO !!!!

....Difícil tarefa essa,
...de SER MAE e "BRUXA" ao mesmo tempo !!! rsss